quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

História: Nosso Amigo Ventinho

O projeto BRINCANDO COM LITERATURA, tem se tornado cada vez mais prazeroso para mim, e para as crianças. Porque a cada história contada ou lida nessas aulas de literatura infantil, descobrimos mais possibilidades de unir brincadeiras com literatura.
Mais uma aula de literatura infantil inicia, e com ela mais uma aventura cheia de novidades e suspresas. Na história, NOSSO AMIGO VENTINHO, de Ruth Rocha, nos deparamos com vários tipos de ventos: vento noroeste, brisa, aragem, viração, golpe de vento, vento encanado, redemoinho, vento de ventilador e, é claro, o nosso amigo Ventinho que é o herói dessa aventura e personagem de outras histórias de Ruth Rocha.
A aula foi assim: com o livro nas mãos e o cd, MIL PÁSSAROS, pronto pra rodar, estávamos prontos pra viajar na imaginação. Este cd é de histórias de Ruth Rocha, narradas por ela, e com uma música relacionada com o tema da narração. Depois de ouvirmos a história, que foi uma delicia, cantamos a música, DO VENTO, de Arnaldo Antunes.

Atividade da aula: Entreguei a cada aluno um pedaço de malha e saimos ao vento, sentindo o vento passar e balançar os panos na nossa mão, achamos até o vento encanado. (rsrs)

5 comentários:

Unknown disse...

DÉIA, SEU BLOG ESTA CADA VEZ MELHOR!!! PARABÉNS MUITO BOM VER MEUS ALUNINHOS AQUI!!!BJS

Unknown disse...

Professora parabéns pela iniciativa, precisamos de profissionais assim. Deixa a retórica e partem para a açõao!!!

Anônimo disse...

Sou professora também e me encantei com seu blog, completamente diferente da maioria, leve, convidativo, parabéns, espero que mais colegas (incluindo eu) se animem a montar um blog e cheguem a qualidade do seu, que reflete a sua competência como professora criativa e atualizada.
Grata por representar tão bem a nossa classe.
Atenciosamente
Catarina Campos
catarinacampos05@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Tia contadora de histórias....fiquei felicíssima em esbarrar no seu blog...quanta criatividade! Também sou professora de Literatura Infantil onde trabalho e adoro o que faço...é por meio das histórias que temos o prazer de adentrar o imaginário fantástico dos nossos alunos...Parabéns... Vamos trocar muitas idéias!!!
Bjos..Cláudia

Unknown disse...

Olá...Tia contadora de histórias...adorei as atividades que vc desenvolve na sua escola...Tbem sou prof. de Literatura e como vc adoro o que faço...Parabéns...Vamos trocar muitas idéias...Bjos...