segunda-feira, 6 de abril de 2009

Poesia para crianças

Trabalhar o texto poético com crianças tão pequenas continua sendo um desafio. Depois de ter trabalhado a poesia Balõezinhos de Manuel Bandeira e algumas poesias infantis de Vinicius de Morais, resolvi trabalhar novamente com esse Gênero Literário. Como de costume a preparação da aula foi cuidadosa, afinal meu objetivo era que as crianças gostassem de ouvir e de ler poesias. Então tentei fazer uma aula em que as crianças tivessem contato com o texto poético de forma prazeirosa e divertida.

Peguei dois livros de poesias infantis: Amigos do Peito, de Cláudio Thebas, ilustrado por Eva Furnari, desse livro escolhi 4 poesias que são bem atuais, tratam da relação da mãe com o filho que não quer comer e depois a resposta do menino dizendo pra mãe porquê ele não quer comer, enfim coisas do cotidiano das crianças, algo próximo delas:

  • Hora do almoço I (A missão da Mãe)
  • Hora do almoço II ( A resposta do filho)
  • Irmão mais novo
  • Brinquedo novo ( A regra do Jogo)

O outro livro escolhido foi, Que Bicho mordeu?, de Leo Cunha, ilustrado por Graça Lima. Esse livro foi enviado para as escola pelo FNDE. A poesia desse livro foi Que bicho mordeu?, poesia divertida que trabalha com as rimas de forma engraçada e agradável de se ouvir. As crianças riram muito ao ouvir.

COMO FOI A AULA:
Comuniquei as criança que iriam receber visita na sala de aula, seriam duas crianças da mesma idade delas, Zé Mané e Elzinha. O objetivo daquela visita era declamar suas poesias preferidas. E esse foi o momento da aula em que perguntei para as crianças o que era poesia. E as respostas foram: Poesia é quando rima; Poesia é quando combina as palavras; poesia é quando tem rima. Mas teve uma turminha que especialmente me deixou emocionada, crianças do 1º ano (6 anos), são meus alunos há 3 anos e que me disseram o seguinte. Poesia é um pensamento bonito; poesia é uma música. E um menininho (daqueles bem quietinhos rsrss), falou: - poesia é quando o cara (pensei lá vem uma piada do Joãozinho) tava na feira vendendo balõezinhos para as crianças. Ele lembrou do ano passado quando eu li para eles a poesia Balõezinhos de Manuel Bandeira. Confesso que fiquei emocionada. Por essas e outras que vale a pena ser professora.

16 comentários:

Unknown disse...

Sou estudante do curso de Educação Infantil na Universidade Federal de Viçosa e achei muito legal trabalho com as crianças, a leitura deve ser algo que realmente dê prazer em ler, ler porque gosta e não porque tem um professor falando com você, pelas imagens parece que você realmente conseguiu dar prazer às crianças e prender a atenção delas.
É um desafio e tanto trabalhar com criança Vinicius de Morais, parabéns achei o seu trabalho excelente.

Silvia e Alexandre disse...

Estou precisando das histórias Hora do almoço I e II pra fazer um trabalho da facul, por acaso vc tem elas pra me passar?

Silvia

Silvia e Alexandre disse...

Preciso dos poemas Hora do almoço I e II pra realizar um trabalho na facul, por acaso vc tem?

obrigado Silvia

Unknown disse...

gostei muito do seu trabalho de leitura com suas criança, sou diretora de uma escola mun. e sou apaixonada em alfabetizar com leitura. Parabéns seu trabalho é excelente. um grande abraço

leila silvério

Unknown disse...

gostei muito do seu trabalho realizado com as crianças em leitura, sou alfabetizadora mas no momento estou na direção de uma escola mun.e gosto muito de aprender novas experiencias.
um abraço!
Leila Silvério
Carmo do Rio Verde, goias

Barja disse...

Olá, uma sugestão pra Poesia: trabalhe Cordel para crianças! Tem gente boa produzindo na área.
Abraços,
Paulo Barja
cordeisjoseenses.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho. Sou Diretora em uma escola mul.e vou repassar essa idéia para as professoras MARCIA CARNEIRO MATRINCHÃ GO.

Anônimo disse...

Amei tudo!! seu trabalho é maravilhoso, que bom que temos profissionais como você.Criei um blog recentemente, ficarei feliz com sua visita. O nome do blog é Educação e as Novas tecnologias.

http://rosangelaasantos.blogspot.com/

Thaisa disse...

Olá!

Seu trabalho é maravilhoso! Fiquei emocionada ao ver tantos projetos lindos!

Parabéns

Unknown disse...

Olá Andrea, gostaria de lhe fazer um convite. veja: http://blogdodesabafodemae.blogspot.com/2011/04/livro-infantil-so-tag-pra-blog-nao-vale.html

Anônimo disse...

oi tudo bem com voceis

BOLSISTAS PIBID disse...

OLA ESSE BLOG E DEMAIS

BOLSISTAS PIBID disse...

ESTE BLOG E DEMAIS

Mirela disse...

Adorei sua proposta de trabalho com literatura e o texto poético, assim como vc foi capaz de nos emocionar citando sua experiencia em sala e a devolutiva de seus alunos, é muito bom ver que existem pessoas que ainda cultivam do amor na arte de ensinar.
Muito obrigada
Mirela

Mirela disse...

Adorei sua proposta de trabalho com literatura e o texto poético, assim como vc foi capaz de nos emocionar citando sua experiencia em sala e a devolutiva de seus alunos, é muito bom ver que existem pessoas que ainda cultivam do amor na arte de ensinar.
Muito obrigada
Mirela

Gonçalo Nunes Barbosa disse...

Oi Andréa, gostei do teu blog, pela oportunidade que criaste para compartilhar teu trabalho, com outros professores. Trabalho na formaçaão de professores e gostaria de saber se teus alunos utlizam o blog para divulgar suas produções literárias?