domingo, 19 de abril de 2009

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

Projeto
BRINCANDO COM LITERATURA
No ano de 2008, assumi as aulas da Oficina de Literatura Infantil do Centro de Educação Integral Paulo Freire. Não sabia bem como seriam as aulas, que perfil elas teriam. Mas de uma coisa eu tinha certeza, não queria que fossem aulas apenas de contação de história, queria levar para as crianças o conhecimento da literatura, os elementos técnicos literários. Imaginei que teria que ensinar os períodos literários, as estruturas textuais, os gêneros literários. Enfim comecei dar um perfil à Oficina de Literatura bem no estilo aula de literatura, com aulas somente expositivas para crianças de 4 a 11 anos. Mas logo no início desse mesmo ano letivo, 2008, um aluno do 5º ano, entre um bocejo e outro me disse: " Eu não gosto da sua aula professora, é chato ter que ficar aqui na sua sala". Nossa aquilo que o menino disse foi um balde de água gelada em mim, perguntei então ao menino, porque ele não gostava das minhas aulas e ele prontamente respondeu, dizendo que dava sono ficar me ouvindo e não poder fazer nada. Aquele dia demorou para acabar.
Já em casa refleti sobre tudo que havia acontecido e comecei pensar em uma maneira de melhorar as aulas. Para isso pensei primeiro sobre como é rotina das crianças na escola, levei em consideração que elas ficam durante 9 horas estudando. Em um período estudam conteúdos da Base Nacional Comum e no outro passam por várias Oficinas Curriculares, entre essas a minha de Literatura. Pensei então: o que criança mais gosta de fazer? Resposta óbvia: BRINCAR.
Resposta na mão, fui buscar informações de como eu poderia unir conhecimento a brincadeiras que ajudassem as crianças a se apropriarem do conhecimento literário e a gostar de ler.
Então comecei procurar histórias que eu pudesse relacionar a alguma brincadeira ou brinquedo. E desde então venho desenvolvendo essas aulas que posto aqui no blog como por exemplo:
História
A Pipa que tinha medo de voar
O menino que furou o céu
Atividade
Brincar de Pipa
História
O aviãozinho Ted
Atividade
Brincar de avião de papel
Poesia
Balõezinhos
Atividade
Brincar de Balão
Enfim, as aulas todas tem uma atividade lúdica, e vocês podem acompanhar aqui pelo blog. Mas nem sempre é uma brincadeira relacionada com a história, muitas vezes são brincadeiras livres na sala de aula com os brinquedos que temos lá. No início fiquei meio sem ter certeza se estava certo deixar as crianças brincar de qualquer coisa no momento da atividade, ainda mais sozinhas sem eu lá para dizer o que elas tinham que fazer, afinal como professora não queria que parecesse que estava deixando a sala "por conta" ou "matando tempo", para não me sentir assim, culpada, comecei a ler mais sobre o brincar na sala de aula.
Comecei por Paulo Freire que disse que quando a criança brinca "desenvolve também a capacidade de ordem, tanto pessoal quanto social e quando a ordem pessoal está presente há afirmação do eu durante a ação da criança. Por intermédio da brincadeira a criança socializa com as demais, pelo fato de executar uma tarefa coletiva, seguindo determinadas regras e tomando consciência da importância do outro em sua vida, ou seja, invertendo os papéis sociais" (FREIRE, 1989).
É o que penso, quando os pequenos brincam, criam suas regras e aprendem cumprí-las, representam o mundo que vivem e o que não vivem, e é exatamente por isso que aprendem. Brincando as crianças fazem relações que apenas salas de aulas "normais", com carteiras enfileiradas e o professor dizendo o tempo todo o que os alunos tem que fazer, não dariam conta de suprir o que o brincar proporciona.
E no caso das aulas de literatura infantil, os alunos conseguem se apropriar da leitura por meio da brincadeira porque eles realizam o que nós lemos brincando, e com isso se sentem próximo dos personagens, e das aventuras que encontram nos livros.
"Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(sobre o autor da citação há uma dúvida, muitos endereços de sites na internet dão a autoria para a frase à Carlos Drummond de Andrade, como não encontrei ainda o livro de onde foi tirada a citação, não posso afirmar, se alguém souber de algo me avise)
Abraços a todos.

8 comentários:

BIBLIOTECA BRINCANTE DE MARLEY ROSA disse...

Fico muito feliz saber que mais pessoas estão se preocupando com o brincar como formar de resgatar histórias e criar novas histórias.O seu trabalho é maravilhoso.Gostaria de conversar mais com vc por e-mail.Se vc tiver tempo entra no projeto Biblioteca Brincante e vai ver o meu trabalho de incentivo a leitura.Um grande bj e que São Francisco de aAssis te guie sempre neste belo trabalho.

Unknown disse...

Professora...Quero parabeniza-la pela proposta inovadora que aplica suas aulas.
Sou Pedagogo e Trabalho com um Projeto de Literatura Infantil na minha escola. Uso e abuso do lúdico pra o prazer das minhas aulas.
Trabalho na Escola Maria Dallafiora Costa - Projeto Parma Vida em Primavera do Leste - MT

Rúbia disse...

Professora quero lhe parabenizar pelo maravilhoso trabalho que realiza com as crianças. Estou elaborando um projeto literário infantil e amei suas sugestões.
Parabéns pelo seu trabalho.

Unknown disse...

olá professora,adorei o seu trabalho. Sou do Pr e vou fazer parte de um projeto de leitura na minha escola.
Assim como vc, não queria dar uma aula só contando história, e achei exatamente o que eu queria. Obrigada me ajudou muito. Um abraço.

Rozinede da Conceição Toledo. Maringá - Pr.

Rozinede da Conceição Toledo. disse...

Olá,professora adorei o seu trabalho.Apartir do dia 14/02/2011 vou iniciar um projeto que envolve literatura infantil. Penso como vc, não quero somente ler histórias quero algo mais divertido, e vc me ajudou muito.Obrigada. Uma abraço.

Anônimo disse...

boa noite, onde posso conseguir esses livros em formato pdf? mc_tamara@hotmail.com

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Fiquei feliz em achar o seu blog tem tudo haver comigo...e ja estou te seguindo sou a joaninha beijinhos flor e continue sempre assim e sucessos mil!

Tulyani disse...

Amei o seu blog. e será um prazer trocar e socializarmos ideias por aqui!