quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dia do Livro

Dia do Livro Infantil
Imaginem se bem no dia do livro infantil acontecesse o encontro de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado? E do Peter Pan com o Gato de Botas? ou quem sabe se a Branca de Neve se encontrasse a Chapeuzinho Vermelho? Pois no mundo da imaginação tudo é possível e foi exatamente o que aconteceu no Centro de Educação Integral Paulo Freire no dia 18 de abril de 2009 - Dia do livro Infantil.
No ano passado levei para as crianças o livro Cadê meu travesseiro? de Ana Maria Machado. O objetivo da aula era trabalhar intertextualidade, já que o livro é estruturado em estrofes rimadas, cheias de intertextos que nos levam para os clássicos infantis e as cantigas de roda.
Como foi a aula:
- Recebi as crianças na sala de literatura e expliquei que iriam ouvir a leitura de um livro que tem mais livros dentro dele e algumas cantigas de roda também.
- Fiz suspense antes da leitura, pedindo que prestassem bem atenção para que conseguissem descobrir que outros livros haviam dentro do livro lido e que cantigas de roda estariam escondidas no texto.
- Li todo livro primeiro com os alunos em silêncio, depois li estrofe por estrofe perguntando as crianças se na estrofe lida havia algo a ser descoberto.
- No momento em que a criança descobria a intertextualidade podia ser tanto de história quanto de cantiga de roda eu mostrava o livro de referência intertextual ou colocava tocar a música, por exemplo, veja este fragmento do livro para ter uma idéia:
“Eu tenho trança macia e nem uso travesseiro. Veja com Branca de Neve no limão, meu limoeiro.”
Nesse caso, mostrei o livro da Rapunzel e coloquei tocar a cantiga, Meu limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá... Foi muito divertido, porque as crianças pareciam detetives de histórias e musiquinhas e confesso que quando preparei a aula, imaginei que os alunos demorariam mais para se dar conta da maioria os intertextos, mas que nada, eles se deram conta de quase todos na primeira leitura, até me mostraram alguns que eu ainda nao tinha percebido. Essas criançassssssss aiiiiii... rsrsrs
Aiiii (rsrs) este ano preparamos para o dia do livro infantil uma apresentação com esta mesma obra Cadê meu travesseiro? Reproduzimos em tamanho gigante o livro, ficou o mesmo que o livro normal, porém em tamanho grande. A produção da apresentação teatral embora barulhenta e movimentada foi uma delícia, o difícil foi vestir todos os alunos com o figurino dos personagens contidos nos livros, porque tinha mais alunos do que personagens, então as crianças mesmo tiveram uma idéia que eu achei genial, ao invés de vestir apenas alguns alunos e deixar outros de fora, pediram para que fosse colocado na apresentação mais personagens dos contos de fada, e assim foi feito.
Como foi a apresentação:
1º - Uma criança interpretando Monteiro Lobato entrou em cena se apresentando, falando de suas obras e personagens e agradecendo pelo dia do livro infantil ser no seu aniversário, mas que porém neste ano no dia do livro ele gostaria de nos apresentar uma escritora brasileira que muito contribui para a literatura infanto juvenil, e então ele mesmo chama Ana Maria Machado.
2º - A aluna que interpretou Ana Maria Machado, entra em cena também se apresentando e dizendo que esta ali para fazer a leitura de um de seus livros e conforme foi lendo o seu livro vê entrar os personagens vindos de outros livros ao som das cantigas contidas nos versos.
3º Os personagens entram em cena cada qual interpretando e devidamente caracterizados, a cada verso lido entra um ou dois personagens e viram a página do livro gigante, como se eles fizessem a história continuar.
4º Ao final teve um baile com as cantigas de roda onde todos os personagens dançaram.
Vou postar algumas fotos das aulas, ensaios e da apresentação para vocês sentirem o gostinho da nossa bagunça. rsrsrs
Monteiro Lobato se apresentando
Ana Maria Machado lendo o livro
Cadê meu travesseiro?
E foram chegando mais personagens
Isadora a personagem do livro que perdeu o travesseiro
Rapunzel com suas longas tranças
A pequena Sereia também veio abrir o livro
Capitão Gancho - Será que está a espera de Peter Pan? rsrss
O que será que esse Alerquim ta fazendo aqui?
E este mago?
Ai que soninho Bela Adormecida
O Barba Azul ta bonzinho com o Pinóquio?
Oh! bruxinha bonitinha da vassoura de capim...
E eis que apareceu o Peter Pan junto de Isadora
O Gato de Botas e o Aladim aii... aii...
Chapeuzinho Vermelho sempre pela estrada a fora (reparem na Chapeuzinho do livro)
A Madrasta não perde a mania de amedrontar a coitadinha da Branca de Neve
Lindas Rapunzel e Ariel
O menino maluquinho não poderia faltar em uma farra dessas ...
Bailando...
Dançando Rap?

Obrigada meus amores e parabéns!

domingo, 19 de abril de 2009

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

Projeto
BRINCANDO COM LITERATURA
No ano de 2008, assumi as aulas da Oficina de Literatura Infantil do Centro de Educação Integral Paulo Freire. Não sabia bem como seriam as aulas, que perfil elas teriam. Mas de uma coisa eu tinha certeza, não queria que fossem aulas apenas de contação de história, queria levar para as crianças o conhecimento da literatura, os elementos técnicos literários. Imaginei que teria que ensinar os períodos literários, as estruturas textuais, os gêneros literários. Enfim comecei dar um perfil à Oficina de Literatura bem no estilo aula de literatura, com aulas somente expositivas para crianças de 4 a 11 anos. Mas logo no início desse mesmo ano letivo, 2008, um aluno do 5º ano, entre um bocejo e outro me disse: " Eu não gosto da sua aula professora, é chato ter que ficar aqui na sua sala". Nossa aquilo que o menino disse foi um balde de água gelada em mim, perguntei então ao menino, porque ele não gostava das minhas aulas e ele prontamente respondeu, dizendo que dava sono ficar me ouvindo e não poder fazer nada. Aquele dia demorou para acabar.
Já em casa refleti sobre tudo que havia acontecido e comecei pensar em uma maneira de melhorar as aulas. Para isso pensei primeiro sobre como é rotina das crianças na escola, levei em consideração que elas ficam durante 9 horas estudando. Em um período estudam conteúdos da Base Nacional Comum e no outro passam por várias Oficinas Curriculares, entre essas a minha de Literatura. Pensei então: o que criança mais gosta de fazer? Resposta óbvia: BRINCAR.
Resposta na mão, fui buscar informações de como eu poderia unir conhecimento a brincadeiras que ajudassem as crianças a se apropriarem do conhecimento literário e a gostar de ler.
Então comecei procurar histórias que eu pudesse relacionar a alguma brincadeira ou brinquedo. E desde então venho desenvolvendo essas aulas que posto aqui no blog como por exemplo:
História
A Pipa que tinha medo de voar
O menino que furou o céu
Atividade
Brincar de Pipa
História
O aviãozinho Ted
Atividade
Brincar de avião de papel
Poesia
Balõezinhos
Atividade
Brincar de Balão
Enfim, as aulas todas tem uma atividade lúdica, e vocês podem acompanhar aqui pelo blog. Mas nem sempre é uma brincadeira relacionada com a história, muitas vezes são brincadeiras livres na sala de aula com os brinquedos que temos lá. No início fiquei meio sem ter certeza se estava certo deixar as crianças brincar de qualquer coisa no momento da atividade, ainda mais sozinhas sem eu lá para dizer o que elas tinham que fazer, afinal como professora não queria que parecesse que estava deixando a sala "por conta" ou "matando tempo", para não me sentir assim, culpada, comecei a ler mais sobre o brincar na sala de aula.
Comecei por Paulo Freire que disse que quando a criança brinca "desenvolve também a capacidade de ordem, tanto pessoal quanto social e quando a ordem pessoal está presente há afirmação do eu durante a ação da criança. Por intermédio da brincadeira a criança socializa com as demais, pelo fato de executar uma tarefa coletiva, seguindo determinadas regras e tomando consciência da importância do outro em sua vida, ou seja, invertendo os papéis sociais" (FREIRE, 1989).
É o que penso, quando os pequenos brincam, criam suas regras e aprendem cumprí-las, representam o mundo que vivem e o que não vivem, e é exatamente por isso que aprendem. Brincando as crianças fazem relações que apenas salas de aulas "normais", com carteiras enfileiradas e o professor dizendo o tempo todo o que os alunos tem que fazer, não dariam conta de suprir o que o brincar proporciona.
E no caso das aulas de literatura infantil, os alunos conseguem se apropriar da leitura por meio da brincadeira porque eles realizam o que nós lemos brincando, e com isso se sentem próximo dos personagens, e das aventuras que encontram nos livros.
"Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(sobre o autor da citação há uma dúvida, muitos endereços de sites na internet dão a autoria para a frase à Carlos Drummond de Andrade, como não encontrei ainda o livro de onde foi tirada a citação, não posso afirmar, se alguém souber de algo me avise)
Abraços a todos.

sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Páscoa

Tenho pra mim que Páscoa é amor, então ame. Ame muito a tudo e a todos. Faça tudo que tiver que fazer com amor. Trate a todos que cruzar seu caminho com amor, sem se importar se os outros estão fazendo o mesmo. Como diz o maior pensador que conheço, meu pai, "faça sua parte". Creio que assim teremos um mundo melhor. Beijinhos

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Poesia para crianças

Trabalhar o texto poético com crianças tão pequenas continua sendo um desafio. Depois de ter trabalhado a poesia Balõezinhos de Manuel Bandeira e algumas poesias infantis de Vinicius de Morais, resolvi trabalhar novamente com esse Gênero Literário. Como de costume a preparação da aula foi cuidadosa, afinal meu objetivo era que as crianças gostassem de ouvir e de ler poesias. Então tentei fazer uma aula em que as crianças tivessem contato com o texto poético de forma prazeirosa e divertida.

Peguei dois livros de poesias infantis: Amigos do Peito, de Cláudio Thebas, ilustrado por Eva Furnari, desse livro escolhi 4 poesias que são bem atuais, tratam da relação da mãe com o filho que não quer comer e depois a resposta do menino dizendo pra mãe porquê ele não quer comer, enfim coisas do cotidiano das crianças, algo próximo delas:

  • Hora do almoço I (A missão da Mãe)
  • Hora do almoço II ( A resposta do filho)
  • Irmão mais novo
  • Brinquedo novo ( A regra do Jogo)

O outro livro escolhido foi, Que Bicho mordeu?, de Leo Cunha, ilustrado por Graça Lima. Esse livro foi enviado para as escola pelo FNDE. A poesia desse livro foi Que bicho mordeu?, poesia divertida que trabalha com as rimas de forma engraçada e agradável de se ouvir. As crianças riram muito ao ouvir.

COMO FOI A AULA:
Comuniquei as criança que iriam receber visita na sala de aula, seriam duas crianças da mesma idade delas, Zé Mané e Elzinha. O objetivo daquela visita era declamar suas poesias preferidas. E esse foi o momento da aula em que perguntei para as crianças o que era poesia. E as respostas foram: Poesia é quando rima; Poesia é quando combina as palavras; poesia é quando tem rima. Mas teve uma turminha que especialmente me deixou emocionada, crianças do 1º ano (6 anos), são meus alunos há 3 anos e que me disseram o seguinte. Poesia é um pensamento bonito; poesia é uma música. E um menininho (daqueles bem quietinhos rsrss), falou: - poesia é quando o cara (pensei lá vem uma piada do Joãozinho) tava na feira vendendo balõezinhos para as crianças. Ele lembrou do ano passado quando eu li para eles a poesia Balõezinhos de Manuel Bandeira. Confesso que fiquei emocionada. Por essas e outras que vale a pena ser professora.