quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dia do Livro

Dia do Livro Infantil
Imaginem se bem no dia do livro infantil acontecesse o encontro de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado? E do Peter Pan com o Gato de Botas? ou quem sabe se a Branca de Neve se encontrasse a Chapeuzinho Vermelho? Pois no mundo da imaginação tudo é possível e foi exatamente o que aconteceu no Centro de Educação Integral Paulo Freire no dia 18 de abril de 2009 - Dia do livro Infantil.
No ano passado levei para as crianças o livro Cadê meu travesseiro? de Ana Maria Machado. O objetivo da aula era trabalhar intertextualidade, já que o livro é estruturado em estrofes rimadas, cheias de intertextos que nos levam para os clássicos infantis e as cantigas de roda.
Como foi a aula:
- Recebi as crianças na sala de literatura e expliquei que iriam ouvir a leitura de um livro que tem mais livros dentro dele e algumas cantigas de roda também.
- Fiz suspense antes da leitura, pedindo que prestassem bem atenção para que conseguissem descobrir que outros livros haviam dentro do livro lido e que cantigas de roda estariam escondidas no texto.
- Li todo livro primeiro com os alunos em silêncio, depois li estrofe por estrofe perguntando as crianças se na estrofe lida havia algo a ser descoberto.
- No momento em que a criança descobria a intertextualidade podia ser tanto de história quanto de cantiga de roda eu mostrava o livro de referência intertextual ou colocava tocar a música, por exemplo, veja este fragmento do livro para ter uma idéia:
“Eu tenho trança macia e nem uso travesseiro. Veja com Branca de Neve no limão, meu limoeiro.”
Nesse caso, mostrei o livro da Rapunzel e coloquei tocar a cantiga, Meu limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá... Foi muito divertido, porque as crianças pareciam detetives de histórias e musiquinhas e confesso que quando preparei a aula, imaginei que os alunos demorariam mais para se dar conta da maioria os intertextos, mas que nada, eles se deram conta de quase todos na primeira leitura, até me mostraram alguns que eu ainda nao tinha percebido. Essas criançassssssss aiiiiii... rsrsrs
Aiiii (rsrs) este ano preparamos para o dia do livro infantil uma apresentação com esta mesma obra Cadê meu travesseiro? Reproduzimos em tamanho gigante o livro, ficou o mesmo que o livro normal, porém em tamanho grande. A produção da apresentação teatral embora barulhenta e movimentada foi uma delícia, o difícil foi vestir todos os alunos com o figurino dos personagens contidos nos livros, porque tinha mais alunos do que personagens, então as crianças mesmo tiveram uma idéia que eu achei genial, ao invés de vestir apenas alguns alunos e deixar outros de fora, pediram para que fosse colocado na apresentação mais personagens dos contos de fada, e assim foi feito.
Como foi a apresentação:
1º - Uma criança interpretando Monteiro Lobato entrou em cena se apresentando, falando de suas obras e personagens e agradecendo pelo dia do livro infantil ser no seu aniversário, mas que porém neste ano no dia do livro ele gostaria de nos apresentar uma escritora brasileira que muito contribui para a literatura infanto juvenil, e então ele mesmo chama Ana Maria Machado.
2º - A aluna que interpretou Ana Maria Machado, entra em cena também se apresentando e dizendo que esta ali para fazer a leitura de um de seus livros e conforme foi lendo o seu livro vê entrar os personagens vindos de outros livros ao som das cantigas contidas nos versos.
3º Os personagens entram em cena cada qual interpretando e devidamente caracterizados, a cada verso lido entra um ou dois personagens e viram a página do livro gigante, como se eles fizessem a história continuar.
4º Ao final teve um baile com as cantigas de roda onde todos os personagens dançaram.
Vou postar algumas fotos das aulas, ensaios e da apresentação para vocês sentirem o gostinho da nossa bagunça. rsrsrs
Monteiro Lobato se apresentando
Ana Maria Machado lendo o livro
Cadê meu travesseiro?
E foram chegando mais personagens
Isadora a personagem do livro que perdeu o travesseiro
Rapunzel com suas longas tranças
A pequena Sereia também veio abrir o livro
Capitão Gancho - Será que está a espera de Peter Pan? rsrss
O que será que esse Alerquim ta fazendo aqui?
E este mago?
Ai que soninho Bela Adormecida
O Barba Azul ta bonzinho com o Pinóquio?
Oh! bruxinha bonitinha da vassoura de capim...
E eis que apareceu o Peter Pan junto de Isadora
O Gato de Botas e o Aladim aii... aii...
Chapeuzinho Vermelho sempre pela estrada a fora (reparem na Chapeuzinho do livro)
A Madrasta não perde a mania de amedrontar a coitadinha da Branca de Neve
Lindas Rapunzel e Ariel
O menino maluquinho não poderia faltar em uma farra dessas ...
Bailando...
Dançando Rap?

Obrigada meus amores e parabéns!

12 comentários:

Anônimo disse...

oi meu nome é:sindy viviane

Unknown disse...

Linda iniciativa. Vou até copiá-la este ano, para comemorações em Biblioteca Pública.

Anônimo disse...

Parabéns a você e a todas as crianças que participaram. A atividade foi muito linda!!!

Michelle disse...

Adorei esse livro, e agora com as suas ideias vou apresentá-la na minha escola.
Parabéns pela criatividade, bjos.

Michelle disse...

Olá, adorei a história. Bem, adoro tudo de Ana Maria Machado... Mas suas ideias são ótimas, vou apresentar algo mais ou menos parecido aqui na minha escola! Parabéns e Bjos

Anônimo disse...

pRIMOROSO TRABALHO ARTISTICO ... INTEIRANDO A CRIANÇA DE HJ AO MUNDO MAGICO DA LEITURA , FANTASIA E SOBRETUDO RECHEADO DA SALUTAR CULTURA QUE PERCORRE O MUNDO... pARABÉNS AOS IDEALIZADORES!!!

Anônimo disse...

Ooi adoreii essa Históriia muito boa , mas preciiso produzir um livro grande pra minha turma igual ao seu , mas não tenho ideia do que preciso pra fazer , você pode me ajudar ?

Ass: Layane

Anônimo disse...

Achei lindo o trabalho! Gostaria de saber como foi feita a confecção do livro gigante? abraços!
fabiarobbi@hotmail.com





Anônimo disse...

Olá! Adorei a ideia! Gostaria de saber o tipo do material que foi usado para a confecção do mesmo.

juliana_depaula2004@hotmail.com

Abraço!!

Vanessa Gomes Franca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Medeiros disse...

Olá meu nome é Vera Medeiros, sou professora de Educação Infantil e este ano em minha cidade, Caraguatatuba, haverá apresentação da FLIC sobre Ana Maria Machado e gostei muito da apresentação do livro Cadê Meu Travesseiro e vou trabalhar este tema. peço permissão para copiar pois achei maravilhoso!

Andréa Nunes disse...

Oi, Vera utilize a vontade o que quiser. Muito Obrigada.