domingo, 19 de julho de 2009

Concurso Cultural da Folha On line

Todo ano a Folha On line promove um Concurso para o Dia das Crianças, no ano de 2008, o tema do texto foi: Daqui a mil anos.
O relógio avançou no tempo velozmente, e você acordou no ano de 3008. Sim, você não leu errado. É o ano de 3008, mil anos adiante de hoje. Essa é a brincadeira que foi proposta pelo concurso cultural do Dia da Criança do ano de 2008. Para que as crianças fechassem os olhos, se imaginassem em 3008 e contassem pra gente tudo o que viram no futuro.

As crianças podiam escolher um tema para escrever:

Planeta: Como vai estar a Terra em 3008?

Transporte: Como as pessoas vão se locomover para lá e para cá?

Casa: Como e onde as pessoas vão viver no futuro?

Bicho: Que tipo de animal de estimação vai existir nessa época?

Brinquedo: Quais serão os brinquedos de meninos e meninas?

Brincadeiras: Quais diversões vão estar na moda?

Escola: Como ela será e funcionará?

Noticiário: Quais serão as notícias mais importantes do ano de 3008?

Turismo: Como e para onde as pessoas vão viajar?

Idioma: Qual será a língua falada pelas pessoas daqui a mil anos?

Esporte: Se hoje o mundo curte futebol, quais modalidades farão sucesso em 3008?

Moda: Que tipo de roupa, sapato e acessórios as pessoas vão usar no futuro?

Levei a proposta da Folha On Line para a minha sala de literatura e lancei o desafio da escrita, selecionamos na sala de aula junto com os alunos alguns textos e eu enviei para o site do concurso. O site premia apenas um ganhador por tema, mas mesmo assim tive uma grata surpresa. Uma aluna que escreveu uma redação sobre moda ficou em terceiro lugar. Por ser um concurso de nível nacional, lá na escola consideramos como se fosse um lindo Primeiro lugar. Premiamos a escritora e ela leu o texto para todos os alunos. O Blog da Folhinha divulgou os ganhadores e os 5 melhores de cada categoria, colocando um pedacinho do texto on line.

Neste link você confere o concurso e todos os ganhadores

Leiam o texto e percebam quanta imaginação

MODA EM 3008
Em 3008, as roupas serão como cápsulas, a pessoa pega uma cápsula e pede uma roupa (as cápsulas serão compradas no espaço). Então a pessoa escolhe a cápsula de roupa que quer e engole. A roupa está pronta!
Essas cápsulas são variadas, existem de verão, as cápsulas de inverno, as cápsulas de roupa para dançar, jogar golfe, para tomar banho de piscina, voadora e muitas outras. Os chapéus serão feitos de semente de árvore, assim quando formos jogar os chapéus velhos fora, é só jogar no chão e você ajuda o meio-ambiente.
Os sapatos servirão de celular, os cintos servirão para escalar montanhas, as pulseiras serão equipadas, terão 4 botões um para servir de todos os tipos de chaves para abrir casa, outro para servir de raio laser, o outro para tirar fotos e o outro para servir de rádio. Assim em 3008 tudo estará facilitado sobre a moda.
Jheneffer Buscieri Samsel
9 anos

1 comentários:

Jaqueline disse...

gostaria que vc mandasse os moldes da historia dos tres porquinhos do avental. obrigada.