CHAPEUZINHO VERMELHO (livro de literatura infantil ilustrado pelos alunos)
Este livro é a finalização de um projeto desenvolvido com crianças da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do Centro de Educação Integral Paulo Freire.
O Projeto foi realizado durante as aulas semanais da Oficina de Literatura, ministradas por mim, Professora Andréa. Nosso objetivo era de descobrir juntos algumas versões do clássico infantil, Chapeuzinho Vermelho. Esse Conto de Fadas primeiramente escrito por Perrault e posteriormente adaptado pelos Irmãos Grimm, ganhou ao longo dos anos inúmeras versões, e nosso trabalho era socializar as versões que já conhecíamos e conhecer outras três novas versões, levadas por mim para a sala de aula.
O desafio era contar a história em muitas versões percebendo as diferenças nos desfechos e sempre levar às crianças o prazer de ouvir a narração. Com a ajuda de recursos como fantoches de feltro, levamos os pequenos a viajar por esse mundo encantado dos contos de fadas.
Conhecemos versões que atravessaram séculos e versões criadas recentemente, inclusive com uma versão feita para a nossa aula. A presença marcante do texto literário fez parte das nossas aulas, no entanto não dispensamos a oralidade, o improviso, a dramatização das cenas. Trocamos saberes e conseguimos alcançar o nosso objetivo de forma prazerosa.
Neste livro, você leitor terá a oportunidade de conhecer mais uma das versões desse conto infantil, Chapeuzinho Vermelho, e se deliciar com as ilustrações que a cada página mostram uma Chapeuzinho diferente, um lobo engraçado, enfim vai encontrar os personagens que vivem dentro da cabeça de cada criança. Prepare-se para a cada página uma surpresa.
A sequência dos fatos da história está correta, porém a cada página você vai encontrar o desenho de uma criança diferente, sendo assim durante a leitura vai se deparar com vários lobos diferentes, várias chapeuzinhos, vovós, caçadores... vai descobrir os personagens criados por cada criança.
Para ler ou fazer download basta clicar no link abaixo.
0 comentários:
Postar um comentário