sábado, 7 de novembro de 2009

História: A Coisa - Ruth Rocha

A Coisa
Ruth Rocha
Quando o conto é de aventura e suspense é interessante que seja em um lugar especial, que desperte a imaginação das crianças. Quando a criança se sente dentro da história, ela se apropria da mesma e também dos aprendizados que esta pode lhe proporcionar.
Para contar a História A Coisa de Ruth Rocha, arrumei a sala de literatura para receber os alunos. Fiz uma tenda, uma barraca, (uma cortina pendurada com barbantes rsrs) onde as crianças ficaram embaixo para ouvir a leitura.
Lugar simples mas bem aconchegante
E todos queriam ficar embaixo.... até eu rsrs

Com este livro consegui levantar várias questões com as crianças, começando pela capa. Ao explorar a capa percebemos que o livro fazia parte de uma coleção: As Aventuras de Alvinho, surgiram, então, perguntas como, O que é uma coleção? Quantos livros tem esta coleção? Quem escreveu os outros livros da coleção? Continuamos desvendando os mistérios desse portador textual, tão comum entre as crianças e ao mesmo tempo, para elas, tão enigmático. Falamos do nome da autora Ruth Rocha e da localização do nome do escritor na capa do livro, uma posição sempre de destaque. As crianças se deram conta que o nome do ilustrador não estava na capa, como de costume. Abrimos o livro para descobrir quem havia ilustrado, e percebemos que já era um nome familiar e conhecido nosso de outros livros, Cláudio Martins, ilustrador do livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha, vixe aí pronto! deu vontade de olhar as ilustrações antes de ler o livro rsrsrs.

Partimos urgentemente para a leitura. Livro de suspense merece uma leitura bem pontuada, com as paradas necessárias para se criar aquela angustiosa expectativa sobre o que vai acontecer. E foi assim que passamos bons momentos durante a leitura para, no final, ter o grande desenlace, que no caso deste livro foi bem engraçado.

Igual a acampamento todo mundo juntinho

mais de 500 alunos acamparam ai embaixo para ouvir a história

6 comentários:

Brincando com Cores disse...

Oi Andréa achei seu blog no blog da Aline Cantinho das Sugestões, fiquei apaixonada por ele, eu amo literatura infantil e percebi que você também. Vou levar o seu link comigo para que outras pessoas conheçam o seu trabalho. Parabéns. Me visite e deixe um recadinho para mim. Beijos, Zélia.

Brincando com Cores disse...

Andréa voltei para de dizer que tem um selinho no meu blog para você. Espero que aceite porque este selo mostra para mim o quanto gostei do seu blog. Tchau, Zélia

www.brincandocomcores.blogspot.com

Brincando com Cores disse...

Boa tarde Andréa vc clica sobre a imagem do selo (Selo Blog Mágico) e salva em uma pasta depois vc faz uma postagem normal seguindo todos aqueles rituais que estão lá no meu blog (não foi eu que inventei isto) oferecendo para outros blogs conhecidos, é uma forma do seu blog ficar mais conhecido, é estratégia de marketing.qualquer dúvida meu email é brincandocomcores@hotmail.com Tchau, Zélia

Zélia Borges disse...

Oi Andréa e as férias, tudo bem? Estou novamente aqui para te oferecer outro selinho, está lá no meu blog. Passa lá. Beijos, Zélia.

Anônimo disse...

Olá Andréa, passeando pelo seu blog fiquei encantada com o seu trabalho. Comecei agora a fazer contãção de histórias aqui em SP, é tão gostoso e ao mesmo tempo desafiador. Gostaria de uma sugestão, como trabalhar com histórias de terror, e quais sãoos autores mais adequados para as crianças. Percebi que elas adoram e sempre pedem esse tipo de história. Você pode me ajudar?
beijo e obrigada.

Edna - edna_sininho@hotmail.com ou ednasininho@gmail.com

Anônimo disse...

Amei seu trabalho,vou levá-lo pra minha escola.caso não se importe.

ProfªNavoíra- Morrinhos-go