terça-feira, 10 de novembro de 2009

História: Quenco, o pato

Quenco, o pato - Ana Maria Machado
Quenco é um patinho bonitinho mas que é diferente dos irmãos por ter medo de água. Decepciona os pais que gostariam de ver seu filhinho nadando igual aos outros irmãos. Esse patinho gosta de ler e de jogar bola com seu amigo Pipico, um pintinho que não é muito bom no gol e que um dia cai na água sem querer e é salvo por Quenco que nessa ocasião descobre que água é muito bom depois de um jogo de futebol debaixo de sol ardente... o final? felizes para sempre rsrss.
Quando escolho um livro para ler para as crianças e preparo a aula, fico pensando o que posso ensinar aos alunos com aquele livro. Mas o fato de ler para as crianças já leva para elas conhecimento, tanto de mundo, quanto de estrutura textual, muitas vezes se faz desnecessário ficar procurando algo no livro para um ensino didático pedagógico sistematizado. O prazer de ouvir uma história bem lida e viajar nesse mundo mágico das possibilidades, que a leitura nos proporciona já deveria ser o bastante. De qualquer forma existem livros, que nos ajudam a ensinar esses tais conhecimentos sistematizados de forma clara e objetiva, e sem direcionar a aula para um contexto chato de aulas meramente expositivas. Este livro escrito por Ana Maria Machado traz uma linguagem divertida e interessante, com ele podemos prestigiar algumas técnicas literárias como por exemplo:

Figuras de linguagens

  • Onomatopéia: No momento em que os patinhos se jogam na água: tchibum, chape, chape, chape nadando.
  • Polissemia: O pintinho Pipico perde um gol e todos zombam dele o chamando de frango.

Intertextualidade - Clássicos infantis

  • Pedro e o Lobo
  • O patinho feio
  • A pata Sofia

Flexão de Gênero

  • O nome dos animais: cavalo/égua - bois/vacas - bodes/cabras etc.

Início estereotipado

  • narrativa

E tudo isso de maneira leve e clara, bem ao nível dos pequenos, conhecimentos importantes que ajudam tornar mais consciente o processo de interpretação do texto.

Atividade da Aula

A atividade desta aula foi brincar de bola, assim como os personagens do livro brincaram e tentamos descobrir quem eram os "frangos" da nossa sala.

A brincadeira tanto na sala quanto fora, no pátio era pra ver o melhor goleiro (jogo estilo volei), o interessante é que durante a brincadeira as crianças lembravam de partes da história como se estivéssemos vivenciando o conto.

vencedores... agora imaginem fazer esse exercício de brincar de bola com 20 turmas rsrss

4 comentários:

Anônimo disse...

oi mamãe vc esta arrasando no blogum bj de sua filha gabriela

Gabi disse...

a melhor coisa da vida é ficar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante,um grande momento.

Anônimo disse...

oiiiiiiiii prof esta chegando o fim de ano nao vamos mais se ver um beijo




thais

50a

Anônimo disse...

oiiiiiiiii prof esta chegando o fim de ano nao vamos mais se ver um beijo




thais

50a