domingo, 1 de novembro de 2009

Aula de poesias de Vinícius de Moraes

A aula de poesias musicadas de Vinícius de Moraes, foi muiiiiiiiito legal, (eu sou suspeita rsrs), desenvolvi essa aula com turmas desde o Pré II (crianças de 4 anos) a 3ª série (crianças de 8 e 9 anos). Comecei a aula falando rapidamente sobre esse gênero literário, poesia, depois falei sobre quem as escreve, os poetas, e finalmente cheguei em Vinícius de Moraes. Eu via no rostinho deles que estavam colaborando em me ouvir, em tentar entender, porém, o meu assunto naquele dia parecia longe deles, alguns até franziam a testa enquanto me olhavam falando, como se isso facilitasse o entendimento. Depois de tudo explicadinho (ou quase), eu disse às crianças que iria mostrar algumas poesias, mais que elas já as conheciam, ah não, isso foi para elas a maior besteira que eu havia dito naquela aula, foi uma negação geral, acalmei os ânimos e resolvi mostrar logo, para isso fomos todos sentar no nosso tapete da sala e comecei pela poesia, O pato, no início todos com carinha tensa, prestando muita atenção, em seguida se deram conta de que conheciam a poesia, só que em forma música e ai foi só alegria. Naquela aula ouvimos as poesias: O pato, A foca, As abelhas, Aula de piano e A casa. Nessa última, eu disse às crianças que seria nossa última poesia naquele dia e que seria uma poesia já conhecida por eles e pelos pais deles, outra vez o "furdunço", elas diziam que os pais com certeza nao conheciam etc, mas quando começaram ouvir: "Era uma casa muito engraçada...", todos cantaram juntos e o melhor de tudo, foi ver eles perceberem que conheciam poesia e que ao contrário do que pensavam no início da aula, a poesia sempre esteve ali bem pertinho deles.
ATIVIDADE DESSA AULA: Após ouvirmos a poesia, A casa, distribui 15 palitos de picolé para cada criança, fizemos nosso combinado do uso do palito (importantíssimo), então analisamos como era a casa do poeta e cada criança pode construir a sua própria casa, usando os palitinhos e o que as crianças tem de sobra, "IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE". Foi muito legal o que as crianças criaram e os alunos maiores perceberam depois de fazer sua primeira construção, que podiam trabalhar em grupo, juntar os palitos e ter com isso mais possibilidades de modelos diferentes de casa.

Comentário 1: Antes de iniciar cada poesia musicada, eu comentava sobre a próxima poesia, criando uma expectativa sobre a letra e com isso a atenção das crianças. Comentário 2: As poesias citadas estão no cd ARCA DE NÓE.

9 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Ufa !!!
Teu blog é sinal de vida neurologicamente inteligente nesta rede virtual atrolhada de abobrinhas...rsssssss
Obrigado por ter me visitado e pelo teu generoso comentário. Amei te conhecer. Espero que volte sempre.
Beijão

JP

Unknown disse...

Você esta de parabéns pelo trabalho que desenvolve.
Essas crianças são felizes por participarem de um projeto bem elaborado.

amon-rã disse...

ai minha,todos os dias leio teu blog, legal né, não sei mas leio, leio,e leio,e vejo os comentários, ai torno a ler, e vejo com reverencia como é bom, cumpri a minha missão dei ao mundo uma estrela de extrema luz, transbordante de amor, radiante de felicidade amante da vida,e mãe maravilhosa, que mais poderia querer,só ler e reler, dizer obrigado a Deus,a e voçe que eu te amo.
papi

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Raquel Martins disse...

Olá..amei o blog, com certeza vou aproveitar tudinho, estou montando um projeto denominado Arca de Noé, com as poesias de Vinicius de Moraes que pretendo trabalhar durante este ano com uma 2ª seré...bjs, Raquel.

emilly disse...

e muito bom saber da arca de noé de vinicius de moraes

emilly disse...

e muito bom saber da arca de noé de vinicius de moraes

emilly disse...

e muito bom saber da arca de noé de vinicius de moraes

Cema disse...

Parabéns! Você conseguiu descrever em suas palavras como o projeto foi rico para as crianças. E sabe como eu descobri isso? Por notar a sua participação em tudo, nos detalhes , o seu entusiasmo na realização, nas orientações com as crianças, enfim...o seu amor pela profissão. O mesmo amor que também tenho. beijinhos