quarta-feira, 4 de novembro de 2009

História de "terror" para as crianças

História: quem tem medo de Bruxa?
Criança adora ver filme de terror, ouvir histórias assustadoras, gostam de sentir aquele medinho (rsrsrs). Então porque não contar ou ler para elas histórias "assombradas"(que tenham uma lógica para explicar o que era assustador, afinal não queremos traumatizá-las). Se você tiver disposição pode até dar uma pitada a mais de mistério nessa contação de história. Foi o que eu fiz nesta aula de literatura infantil. Escolhi o livro QUEM TEM MEDO DE BRUXA?, de Fanny Joly - Jean Noel Rochut. O livro conta a história de um garoto que durante seu passeio matinal, acaba sendo engolido por um buraco escuro. Lá conhece bruxas assustadoras, mas acaba encontrando também uma garagem cheia de vassouras mágicas. E a partir desse momento pensa em um plano para sair daquele lugar.
COMO FOI A AULA:
Desde o ano de 2005, criei um personagem que me ajuda muito na contação de histórias. A Bruxinha Lilica, é uma Bruxinha boa que nasceu com o coração de fada e por isso mesmo mora na terra das fadas. Ela é amiga da professora Andréa e sempre que a tal "professorinha" a chama ela aparece com uma super história para as crianças. Neste dia ela apareceu e contou a história e ao final ainda provou para as crianças que o menino tinha mesmo estado lá na toca da Bruxa malvada por meio das ilustrações do livro. Uma curiosidade na ilustração, um detalhe que as crianças não prestam muita atenção durante a leitura. Um sapinho que aparece em todas as páginas e quando o menino esta a salvo fora da toca lá está o sapinho também. As crianças ficam impressionadas e a história por sua vez mais mágica ainda. Depois a Bruxinha Lilica vai embora e a professora Andréa volta para a sala de aula. Esse momento também é muito legal porque as crianças contam tudo que aconteceu pra mim, como se não fosse eu mesmo que tivesse me vestido de bruxinha, não é máximo a imaginação dos pequenos.
ATIVIDADE DA AULA
A atividade desta aula era pra ser as crianças contando outra história de bruxa que elas conhecessem, mas não deu tempo, então cada criança colocou o chapéu da Bruxa Lilica e deu uma risada de Bruxa. E foi muito divertido.

3 comentários:

Aline Pires Couto disse...

oi parabéns pelo seu blog. estava pesquisando pela web e achei seu blog e a postagem do livro que iria trabalhar hoje "Quem tem medo de bruxa?" e aproveitei para tirar uma ideia, valeu!!! se puder de uma visitinha em meu blog www.cantinhodassugestoes.blospot.com

Anônimo disse...

Oi parabéns pelo seu blog, sou contadora de história nos finais de semana no comunidade escola.deixo o blog para você estar confirando.
comunidadeescolasidoniomuralha.blogspot.com
Vamos trocar experiencias.
abraços
Fernanda

andreia disse...

Parabéns pelo blog, adormamos o conto da galinha ruiva....beijos..Nathalia, Nayara e mamãe Andréa....